sábado, 7 de agosto de 2010

Impugnações viram primeiro adversário nas eleições

A lista de adversários dos candidatos a deputado não se resume aos concorrentes diretos à Câmara dos Deputados e Assembleia Legis lativa de São Paulo. Os processos eleitorais que definem os aptos ou inaptos para a disputa vêm se consagrando como o primeiro obstáculo oficial dos aspirantes aos cargos públicos.

Dos dez candidatos das cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, seis a deputado estadual e quatro a federal, apenas quatro estão com seus registros deferidos, aptos assim para fazer a campanha. Já os seis deputados eleitos que representam a região e buscam a reeleição têm índice provisório de aprovação menor, com apenas um deferido.

Boa parte ainda aguarda julgamento e torce para que não receba alguma contestação, que leve seus processos para um julgamento cujo resultado os advogados não podem prever. À imprensa, os políticos buscam minimizar os efeitos, indicando que cabem recursos ao Tribunal Superior Eleitoral de Brasília (TSE).

Neste primeiro 'front' de bata lha, destaque para o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-SP), que cria um processo de análise para cada um dos candidatos paulistas. A tualmente, o estado tem o maior número de concorrentes do país, sendo 9 a presidente, 16 a senador, 1.274 a deputado federal, 1.969 a deputado federal, de acordo com listagem atualizada na quinta, 5.

O TRE já notificou o TSE que não cumprirá a data limite também expirada na quinta-feira, 5, para julgar todos os cerca de 3.2 mil casos, ressaltando ainda que mais nomes poderão ser relacionados nas vagas remanescentes não preenchidas pelos partidos durante as convenções de julho.

Já estão definitivamente fora da disputa a deputado federal e esta dual 45 nomes, por renúncia ou indefe rimento imposto pela Justiça. Estamos fazendo sessões extras às segundas e sextas, além das normais de terça e quinta. Mas não é pos sí vel indicar agora uma data para expor definitivamente quem está aprovado ou não, explicou um funcionário do TRE consultado pela reportagem.

Reações

Como destacado pela Folha de Alphaville em 23 de julho (edição 362) dos políticos da região, aqueles que exerceram cargos de prefeito são os que têm maiores dificuldades para passar pelo pentefino do TRE. Os pedidos de impugnação apresentados contra os deputados João Caramez (PSDB), Gil Arantes (DEM) e Celso Giglio (PSDB), que governaram Itapevi, Barueri e Osas co respectivamente, criaram um certo alarde nos bastidores, apesar de todos alegarem que vão concorrer com naturalidade em 2010.

Fonte: Folha de Alphaville

Nenhum comentário:

Postar um comentário