segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Blog lança campanha: MERCADANTE, DEVOLVA O DOUTORADO!

Do Blog da Veja, por Reinaldo Azevedo:

No dia 16 de agosto de 2006, este blog surpreendia o mundo (!!!) com o post Mercadante doutor pela Unicamp? É mentira!. Pois é… Estava lá na sua biografia, e ele repetia essa inverdade no horário eleitoral. Teve de se corrigir logo depois, acrescentando que havia cursado apenas “um ano”, sem entregar a tese. Era um falso doutor. Na semana passada, ele corrigiu a questão no “cartório” da Unicamp. E continua um falso doutor.

Como vocês devem ter lido, ele apresentou uma “tese” sobre o… governo Lula! Convidou para a banca Delfim Netto, João Manoel Cardozo de Mello, Luiz Carlos Bresser Pereira e Ricardo Abramovay. E deitou falação à vontade em defesa das conquistas do governo Lula, em tom de comício, atacando, como não poderia deixar de ser, o governo FHC. Até os camaradas ficaram um tanto constrangidos e se viram obrigados a algumas ironias.

Informou a Folha no sábado:
Coube ao ex-ministro Delfim Netto, professor titular da USP, a tarefa de dar o primeiro freio à pregação petista. “Esse negócio de que o Fernando Henrique usou o Consenso de Washington… não usou coisa nenhuma!, disse, arrancando gargalhadas. “Ele sabia era que 30% dos problemas são insolúveis, e 70% o tempo resolve.” Irônico, Delfim evocou o cenário internacional favorável para sustentar que o bolo lulista não cresceu apenas por vontade do presidente. “Com o Lula você exagera um pouco, mas é a sua função”, disse. “O nível do mar subiu e o navio subiu junto. De vez em quando, o governo pensa que foi ele quem elevou o nível do mar…”

“O Lula teve uma sorte danada. Ele sabe, e isso não tira os seus méritos”, concordou João Manuel Cardoso de Mello (Unicamp), que reclamou de “barbeiragens no câmbio” e definiu o Fome Zero como “um desastre”. À medida que o doutorando rebatia as críticas, a discussão se afastava mais da metodologia da pesquisa, tornando-se um julgamento de prós e contras do governo. Só Luiz Carlos Bresser Pereira (USP) arriscou um reparo à falta de academicismo da tese: “Aloizio, você resolveu não discutir teoria…”. Ricardo Abramovay (USP) observou que o autor “exagera muito” ao comparar Lula aos antecessores. “Não vejo problema em ser um trabalho de combate”, disse. “Mas você acredita que o país estaria melhor se as telecomunicações não tivessem sido privatizadas?”

Ridículo
Mercadante, um homem destemido, comprovadamente sem medo do ridículo, não teve dúvida: respondeu a questão — ou melhor: não respondeu — atacando o preço dos pedágios em São Paulo!!! E saiu de lá com o título de “doutor”, conquistado com uma peroração de caráter puramente político. E ATENÇÃO PARA O QUE VEM AGORA.

COMO SABEM TODOS OS JORNALISTAS DE ECONOMIA DESTEPAIZ, Mercadante se esforçou brutamente ao longo de 2003 para derrubar Antônio Palocci. Não houve repórter da área a quem não tenha dado um off pregando o que se chamava, então, “Plano B” na economia. E, agora, faz-se doutor defendendo o que combateu. Um portento.

Grande momento
No sábado, o economista Alexandre Alexandre Schwartsman escreveu um post em seu blog,
Mão Visível, que faço questão de reproduzir aqui — aliás, a ilustração e a legenda também vêm de lá. Leiam. Volto em seguida.

Minha primeira reação à defesa de tese do Mercadante foi, confesso, de escárnio. Pensei: “se restava ainda alguma dúvida que um doutorado em Economia [corrigi depois que fui alertado] pela Unicamp e nada fossem a mesma coisa, o senador a dirimiu e, com isso, finalmente fez alguma coisa servindo ao interesse público”.

Entretanto, a conclusão lógica é bem pior do que minha afirmação (não que ela deixe de ser verdadeira, longe disso). A rigor, se ele conseguiu o título de doutor em Economia “defendendo” uma tese que consiste numa inédita homenagem à sabujice, para que vale o título mesmo?

A mensagem (apropriada para que demonstra tamanha subserviência a um presidente que, sempre que pode, louva sua própria falta de educação) é simples e direta: todos vocês que ralaram para completar seus doutorados, passando noites em claro, conciliando (como vi de perto) a necessidade de trabalhar com a ambição de terminar uma tese, são uns otários.

Basta colocar no papel uns tantos elogios ao governante de plantão, juntar meia dúzia de compadres dispostos a participar da farsa, achar um departamento que se sujeite a este tipo de coisa e, parabéns, você é o mais novo doutor em Economia do Brasil, sem ter feito qualquer, minúscula, mísera migalha de contribuição para o desenvolvimento da ciência. De quebra, desmoralizou um título que muita gente boa teve que trabalhar duro para conquistar.

Talvez dê para descer um pouco mais, mas, sinceramente, vão ter que se esforçar.

Voltei
Bem, meus caros, o que resta a este blog? Lançar mais uma campanha cívica, de caráter nacional: “MERCADANTE, DEVOLVA O DOUTORADO”!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Senador Aloizio Mercadante fará defesa de Doutorado com possíveis violações das regras da UNICAMP

Informação completa no blog do Coturno Noturno

http://coturnonoturno.blogspot.com/2010/12/sera-que-mercadante-vai-virar-doutor-ou.html



Área: Política Social
Titulo: As Bases do Novo Desenvolvimentismo: Análise do Governo Lula
Autor: Aloizio Mercadante Oliva
Orientador: Mariano Francisco Laplane
Data: 17/12/2010
Local: Auditório prédio principal
Hora: 10h
Banca de Defesa
Docentes do Intituto de Economia
Carlos Alonso Barbosa de Oliveira - Suplente
João Manuel Cardoso de Mello - Titular
Maria da Conceição de Almeida Tavares - Titular
Eduardo Fagnani - Suplente
Banca de Defesa
Docentes Convidados (Externos)
Ricardo Abramovay (USP) - Suplente
Luiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira (USP) - Titular
Antonio Delfim Neto (USP) - Titular

Deputados são acusados de corrupção para aprovar volta dos Bingos

A votação da urgência do projeto que legaliza os bingos, na noite desta quarta-feira, na Câmara, foi marcada por acusações de compra de parlamentares pelo lobby do setor. No total, 258 parlamentares votaram a favor da apreciação imediata do texto, apenas um a mais que o mínimo necessário. O deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) disse, durante a sessão, que foi procurado por um funcionário do Ministério da Justiça que queria barrar o projeto e dizia saber que houve pagamento de propina:

Leia mais...

Fonte: O Globo

Barueri também não consegue atrair emendas dos parlamentares

Em Barueri, Rubens Furlan também não conseguiu grandes esforços dos deputados federais da região na apresentação de emendas ao orçamento de 2011.

Apenas o deputado Celso Russomano apresentou emenda para a cidade para a área de infraestrutura urbana, no valor de R$ 500.000,00.

Emenda:

Celso Russomanno - - Apoio à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano - Ações de Infraestrutura Urbana (EMENDA INDIVIDUAL) - Barueri - Valor de R$ 500.000,00

Silvinho Peccioli consegue emplacar poucas emendas para Santana de Parnaíba

Em Santana de Parnaíba, o prefeito Silvinho Peccioli (DEM/SP) não teve muito sucesso em convencer seus correligionários de partido e amigos de parlamento na apresentação de emendas e recursos para a cidade.

A única emenda apresentada para o orçamento federal de 2011 é de autoria do deputado não eleito Fernando Chucre. O valor de 4 milhões será destinado para equipamentos e reformas na área da Saúde.


Emenda

Santana de Parnaíba - SP - Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde -Santana de Parnaíba SP - Valor: 4.000.000,00



Aberto processo de impeachment do prefeito de Pirapora

A recente crise política que tomou de assalto a pacata cidade de Pirapora do Bom Jesus pode, nos próximos dias, resultar em grande reviravolta e no impeachment do prefeito José Carlos Alves “Bananinha”. A Câmara Municipal acatou o pedido de cassação do petista e já criou uma comissão para apurar as denúncias de corrupção que hoje pesam contra o Executivo. E, se depender da disposição dos vereadores, a investigação não será apenas “para inglês ver”.

O Legislativo de Pirapora possui uma peculiaridade em relação aos outros da região: é o único em que a bancada de oposição é maior que a bancada governista. Dos 9 vereadores piraporanos, 5 se opõem à administração de Bananinha, número suficiente para derrubá-lo da cadeira de prefeito.

Leia mais...

Fonte: Web Diário

Wikileaks: Dilma planejou assaltos durante a ditadura

A diplomacia dos EUA afirmou em telegrama confidencial de 2005 que Dilma Rousseff, então recém-nomeada para a Casa Civil, "organizou três assaltos a bancos" e "planejou o legendário assalto popularmente conhecido como 'roubo ao cofre do Adhemar' " na ditadura.

O telegrama faz parte de um lote de nove documentos obtidos pela ONG WikiLeaks aos quais a Folha teve acesso. Não há nenhuma menção à fonte da informação a respeito da atuação atribuída à presidente eleita.

Dilma nega ter participado de ações armadas quando militou em organizações de esquerda, nos anos 60.

Leia mais...

Fonte: Folha de SP

Polícia detém 2 e encontra suposto carro usado em assassinato de prefeito de Jandira
























A Polícia Militar deteve dois homens para averiguação e encontrou um carro que pode ter sido usado no ataque ao prefeito de Jandira (Grande SP) na manhã desta sexta-feira. Walderi Braz Paschoalin (PSDB) e seu segurança foram mortos a tiros por volta das 8h, quando chegavam à Rádio Astral FM, na rua Antonio Conselheiro, para um programa semanal que o prefeito comandava.

Segundo informações Polícia Militar, um carro Focus prata interceptou o veículo do prefeito antes mesmo que ele estacionasse. A informação inicial é de que dois homens começaram a atirar, atingindo Paschoalin e o segurança.

O prefeito chegou a ser socorrido em um pronto-socorro municipal, mas não resistiu, de acordo com a PM. Já o segurança foi levado para o Sameb (Serviço de Assistência Médica Barueri) e, de lá, transferido de helicóptero para o Hospital de Clínicas de São Paulo, onde morreu.

Em buscas pela região, a polícia encontrou um carro Focus prata, como o usado no crime, abandonado na estrada Pitas, na saída de Jandira. O veículo tinha um forte odor de combustível. Para a polícia, é possível que os bandidos estivessem planejando incendiar o carro.

Perto dali, a PM encontrou dois homens em um Polo. Eles foram detidos para averiguação e, segundo a polícia, têm histórico criminal.

A prefeitura não soube informar o sobrenome do segurança morto, mas disse que ele se chamava Welington e era conhecido como Geleia.

Paschoalin tinha 62 anos e estava em seu terceiro mandato. De acordo com informações da prefeitura, Braz foi eleito vereador de Jandira em 1976, aos 28 anos. Em 1982 foi candidato a prefeito, mas ficou em terceiro lugar. No ano seguinte assumiu o cargo de secretário de Esportes da cidade.

Seus dois últimos mandatos foram sob guarda-chuva tucano, segundo Cesar Gontijo, secretário-geral do PSDB-SP. "É companheiro nosso desde 1995. Tinha uma atuação partidária pujante", disse à Folha.

Gontijo descreve o atentado como "uma surpresa para todos", pois "não constava que [Paschoalin] tenha tido nenhum tipo de ameaça".

Ele foi eleito prefeito pela primeira vez em 1988 e governou a cidade até 1992. Alcançou o segundo mandato nas eleições de 1996, sendo reconduzido ao cargo pela terceira vez em 2008.

VIOLÊNCIA

Em julho deste ano, o ex-vereador de Jandira Waldemiro Moreira de Oliveira, 49, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto. O crime ocorreu na casa onde ele morava, na rua Diadema, no Jardim das Margaridas.

Fonte: Folha de São Paulo

Prefeito de Jandira é assassinado a tiros na Grande SP

O prefeito do município paulista de Jandira, Braz Paschoalin (PSDB), foi morto a tiros por volta das 8h desta sexta-feira. De acordo com a Polícia Militar, ele e seu motorista foram baleados quando deixavam um carro na rua Antônio Conselheiro, próxima à rádio Astral, onde Braz participaria do programa semanal Bom Dia Prefeito.

Braz foi encaminhado para o Hospital de Jandira, enquanto o motorista, conhecido como Geleia, foi para o pronto-socorro de Barueri, e seu estado de saúde ainda não foi informado. Os criminosos teriam fugido de carro após passarem atirando pelo veículo do prefeito. Ainda não há suspeitos, e a polícia trabalha com a hipótese de atentado.

Fonte: Portal Terra

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ministério Público apresenta parecer pela rejeição das contas dos deputados Bruna Furlan e João Paulo Cunha

Tribunal Regional Eleitoral deverá julgar as prestações de contas dos deputados eleitos em 2010. Bruna Furlan e João Paulo Cunha têm parecer da Procuradoria Regional Eleitoral pela desaprovação das contas. Confira os últimos andamentos dos processos no Tribunal em São Paulo:

PROCESSO DE BRUNA FURLAN DO PSDB/SP


ROCESSO: PC Nº 1039136 - Prestação de Contas UF: SP
TRE
Nº ÚNICO: 1039136.2010.626.0000
MUNICÍPIO: BARUERI - SP N.° Origem:
PROTOCOLO: 1033432010 - 31/10/2010 17:38
INTERESSADO: BRUNA DIAS FURLAN, NÚMERO 4585
ADVOGADO: ANDERSON POMINI
ADVOGADO: THIAGO TOMMASI MARINHO
ADVOGADA: THAYS ABUD ROJAS
RELATOR(A): JUIZ JEFERSON MOREIRA DE CARVALHO
ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE CONTAS - DE CANDIDATO - CARGO - DEPUTADO FEDERAL - CONTAS - CAMPANHA ELEITORAL DE 2010 - ACOMPANHA 01 CD-R.
LOCALIZAÇÃO: GAB02-GABINETE DO JUIZ DE DIREITO 02
FASE ATUAL: 07/12/2010 18:13-Recebido


Andamento Distribuição Despachos Decisão Petições Todos
Andamentos
Seção Data e Hora Andamento
GAB02 07/12/2010 18:13 Recebido
SJ-GAB 07/12/2010 15:36 Enviado para GAB02. CONCLUSÃO AO RELATOR - JUIZ MOREIRA DE CARVALHO.
SJ-GAB 07/12/2010 15:36 Recebido
CAD 07/12/2010 14:50 Enviado para SJ-GAB. para providências
CAD 07/12/2010 14:50 Redistribuição ao Efetivo. JUIZ MOREIRA DE CARVALHO. AO EFETIVO.
CAD 07/12/2010 14:49 Recebido
CPRO 07/12/2010 14:37 Enviado para CAD. para providências
CPRO 07/12/2010 12:48 Juntada do documento nº 125.211/2010 , petição de BRUNA DIAS FURLAN apresentando documentação complementar.
CPRO 07/12/2010 12:46 Parecer da PRE pela desaprovação das contas apresentadas.


PROCESO DE JOÃO PAULO CUNHA DO PT
/SP

PROCESSO: PC Nº 1082440 - Prestação de Contas UF: SP
TRE
Nº ÚNICO: 1082440.2010.626.0000
MUNICÍPIO: OSASCO - SP N.° Origem:
PROTOCOLO: 1049072010 - 02/11/2010 18:49
INTERESSADO: JOÃO PAULO CUNHA, NÚMERO 1325
ADVOGADA: STELLA BRUNA SANTO
ADVOGADA: SOLANGE ROGELIA LUCHINI
ADVOGADO: ANDRÉ ROTA SENA
ADVOGADO: JOÃO VICENTE AUGUSTO NEVES
ADVOGADO: ESTAGIÁRIO CLEBER ANSELMO
RELATOR(A): JUIZ GALDINO TOLEDO JÚNIOR
ASSUNTO: PRESTAÇÃO DE CONTAS - DE CANDIDATO - CARGO - DEPUTADO FEDERAL - CONTAS - CAMPANHA ELEITORAL DE 2010 - ACOMPANHA 01 CD-R
LOCALIZAÇÃO: PRE-PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL
FASE ATUAL: 06/12/2010 18:34-Recebido


Andamento Distribuição Despachos Decisão Petições Todos
Andamentos
Seção Data e Hora Andamento
PRE 06/12/2010 18:34 Recebido
CPRO 05/12/2010 13:19 Enviado para PRE. Vista à PRE.
CPRO 05/12/2010 13:10 Parecer da SCI: pós-vista pela desaprovação das contas.
CPRO 05/12/2010 13:05 Recebido
SCCE 05/12/2010 12:54 Enviado para CPRO. para providências
SCCE 03/12/2010 14:05 Recebido
CPRO 03/12/2010 13:49 Enviado para SCCE. Remessa à SCI.

ATUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: no caso de João Paulo Cunha, a procuradoria ainda não se manifestou. O parecer da Secretaria de Controle Interno do Tribunal recomendou a desaprovação das contas do deputado. Retificando, então, a não manifestação do ministério público até o presente momento